A Camarilla


Aqui se apresenta um sumário sobre a Camarilla, seus costumes, e instituições. Para os Gangrel que decidiram ficar na Camarilla, tudo aqui e válido, contudo que o príncipe tenha lhe aceito na região. Muitas das informações contidas aqui devem ser usadas de forma didática, uma vez que muitos neófitos tem apenas uma vaga idéia sobre Justicars, Conclaves, Inner Circle, etc. Existe uma importante informação no final desta página que pode significar a diferença entre a destruição e sobrevivência do seu personagem. LEIA!! (material retirado de suplementos de V:aM)

A Camarilla é a maior sociedade de Cainitas do planeta. É conservativa por natureza e aceita todos os vampiros (na teoria). Em fato, a Camarilla espera que todos os cainitas sejam membros dela, não importando se eles querem ou não. Apenas Sete dos Treze Clãs fazem parte da Camarilla. Os Elderes destes clãs são o corpo regente da sociedade, e usam a organização para suprimir e controlar anarquistas e jovens cainitas. A Camarilla não reconhece a exisTência de Antideluvianos. Eles são considerados Mitos e qualquer declaração em relação a eles, é tomada de forma elusiva.

Cargos Governamentais e Instituições da Camarilla

O Príncipe -  O termo "Príncipe" é simplesmente isso: um termo. Não é um título, nem uma posição hereditária. É simplesmente um nome e os direitos adiquiridos que um vampiro poderoso pode assumir. O príncipe não reina sobre a cidade; ele funciona mais como um guardião. Mais que isso, o Príncipe é o árbrito final de disputas entres cainitas em sua cidade e ele é o responsável por assegurar que a Máscara será preservada. Os cainitas devem um voto de fidelidade com o príncipe, e devem obedece-los conforme a covardia de cada um.

Quando a regência de um Príncipe é questionada ou desafiada, o príncipe deve usar força para manter o controle. Se ele não tem poder suficiente, então sua regência acabou. Regências de príncipes variam de cidade para cidade. Existem alguns príncipes que não entendem a informalidade da posição e reinam como reis. Alguns cainitias consideram isso intolerável, mas não fazem nada pois eles sabem que estes egocêntricos são os únicos que querem este cargo tão perigoso. Tradicionalmente, o príncipe é um dois Elderes da cidade, mas isso não é uma regra. Mas o príncipe certamente precisa do suporte dos Elderes para governar uma cidade. O grupo de Elderes é conhecido coletivamente como Primigênie. Eles servem de conselho para o governo do príncipe e eles estão entre os cainitas mais poderosos da cidade. O príncipe necessita da bênção deles para governar. Existem algumas vantagens que o cargo tras que o fazem valer a pena Segue a lista abaixo:

O Direito da Progênie - O Príncipe é o único vampiro na cidade que pode gerar proles ao seu bel prazer. Nenhum outro vampiro tem este direito a não ser que o príncipe lhe dê este direito.

Proteção dos Elderes - A primigênie irá apoiar o príncipe em suas decisões contanto que ele seha capaz de manter Máscara e as Tradições da Camarilla.

Poder político na Camarilla - O Príncipe possui status na organização e é ouvido pela maioria dos Elderes.

Soberania sobre O Domínio - é uma tradição da Camarilla que quando um cainita entra no domínio, ele tem que se apresentar ao príncipe daquele domínio. se ele não faz isso, o príncipe tem o direito de punir o transgressor.

Liberdade para Caçar - O príncipe tem o poder de limitar a caçada para alimentação. Em nome da proteção da máscara, ele impõe restrições na caçada. Se os cainitas da cidade disobederecem, ele pode acusa-los de estarem quebrando a máscara e puni-los de acordo com a gravidade da transgressão.

Poderm sobre Inimigos - O príncipe tem a autoridade de decretar a Caça de Sangue, e portanto possui o poder de vida e morte sobre aqueles que cruzam seu caminho.  Ele não pode matar a vontade, mas se o príncipe determina que alguém quebrou as tradições, ele pode puni-lo de acordo. Este poder é sujeito a muito abuso, e portanto provê grande poder. Atualmente, esta tradição é sujeita muito debate. Contudo, a maioria da Camarilla suporta a decisão dos príncipes de declarar a morte de transgressores e irá proteger esse direito. Apenas após o príncipe declarar uma Caçada de Sangue que o alvo da caçada pode ser destruido.

Primigênie - A maioria dos príncipe conta com um grupo de conselheiros, conhecidos coletivamente como Primigênie. Este grupo é extremamente influente e são de vital importância para o governo do prínicpe. Os membros são considerados os mais poderosos príncipes da cidade. Contudo, eles estão sujeitos a intensas conspirações políticas e brigas já eles tem suas próprias agendas.

Elysium - Estas são as áreas dentro da cidade que foram declaradas Zonas neutras pelo príncipe. Nenhum tipo de violência é tolerada, e em muitos casos, nenhum uso de disciplina é permitido também. Normalmente, estas áreas são centros artisticos e portanto, são gerenciados pelo clã Toreador. Nenhum objeto pode ser danificado, e nenhum tipo de agressão física é tolerada, sob pena de morte final. O príncipe deve impor a Pax Vampirica nestas áreas ou perder status. Portanto, o príncipe somente declara o local. Existem três tipos de Elysiums: Permanentes, Temporários e de Emergência.

Lextalionis - Quando um vampiro quebra as tradições a regra é simples: ele é destruído. O Vampiro é caçado e morto. Isto é conhecido como Lextalionis ou Caçada de Sangue. Se espera que todos os vampiros tomem parte na caçada. Ignorar a caçada e considerado um insulto a quem clamou pela caçada. O único vampiro que pode Declarar uma Caçada de Sangue é o Príncipe.

Muitos vampiros mais jovesm apoiam a Caçada de Sangue veêmentemente por que qualquer um que achar o transgressor tem o direito de tomar seu sangue. Lextalionins é encarada com seriedade e uma vez que foi Declarada, não pode ser anulada. Algumas vezes o transgressor sobrevive à caçada e leva a disputa para um Conclave para ser analizada por um Justicar. se a Caçada é declarada nula pelo Justicar, o príncipe perde muito status. Como se pode imaginar, o príncipe fará lobby intenso com os Elderes do conclave afim de ter sua decisão suportada. Portanto, o príncipe fará seu melhor parater certeza que o transgressor não sobreviva à Caçada de Sangue e deixe a sua prestação de contas para outra ocasição.

Conclaves - Conclaves são os eventos mais importantes e politicamente poderosos da Camarilla. Conclaves são abertos a todos os Cainitas. Tradições são postas fora de efeito e só podem ser chamadas pelo Justicar. Aqueles que assistem a um conclave são conhecidos como Assembléia. Membros da assembléia tem o direito de falar ao Conclave se apoiados por pelo menos dois membros do Conclave. O Conclave é composto de poderosos e influentes Elderes de cada clã. Cada membro do Conclave tem direito de voto e o Justicar serve de presidente da mesa. A função primária de um Conclave é fazer recomendações em tópicos trazidos perante a mesa. Qualquer Cainita pode trazer um assunto perante a mesa, e em sua maioria os tópicos tratam de casos de disputas entre grupos de cainitas.

Essencialmente, qualquer ação que possa ser considerada uma Quebra de Tradição deve ser discutida e um concenso deve ser alcançado pelo Conclave afim de evitar futura puniçãom pela Camarilla. O Conclave interpreta as Seis Tradições e podem até estabelecer novas Tradições. O Conclave pode também declarar Caçadas de Sangue, até mesmo contra príncipes, que em todas as outras situações estão a salvo delas. Em tempos passados, Clonclaves foram convocados para simplesmente remover príncipes do poder.

A Camarilla tem sempre mantido como direito da organização depor governantes das cidades. Os Justicars mesmo não tem esse poder, mesmo que eles podem convocar um Conclave para faze-lo. Qualquer decisão do Conclave pode ser desafiado por situações extremas. Estas situações podem ser de qualquer natureza e variam muito de conclave para conclave. Normalmente, alguma coisa acontece como uma explosão populacional após um Conclave por que o príncipe agraciou seus partidários com o direito de procriar. Normalmente isso é balanceado, já que os perdedores paguam o reço da derrota. O Conclave na América do Norte costumava ser presidido pelo Justicar Gangrel, Xaviar, até a sua saída da Camarilla. Agora, a Justicar Toreador, Johnna Mathias preside os Conclaves no continente, a cada três anos, na cidade de New Orleans

Justicares - Estes poderosos cainitas são os presidentes dos Conclaves. Enquanto que o Conclaves ouvem casos e fazem recomendações, eles são proibidos pela tradição de julgarem o caso. Os Justicares são os únicos com verdadeira autoridade na Camarilla para julgara sobre todos os cainitas, salvo os membros do Inner Circle. Eles tem de convocar um Conclave toda vez que eles desejem fazer um julgamento, mas com o passar dos anos, os  Justicares tem conquistado mais e mais poder, e e eles não sentem mais a necessidade de convocar Conclave somente para isso. A decisão de um Justicar pode ser desafiada somengte por outro Justicar. se um ponto de discórdia surge entre dois Justicares, um Conclave é convocado onde os Justicares resolvem a disputa. Estas resoluções vem por voto ou por desafio pessoal. Justicares tem grupos de vampiros que o auxiliam. Estes são conhecidos como Arcontes. Estes Arcontes servem como olhos e ouvidos dos Justicares e estão frequentemente presos a eles por Laços de Sangue. Arcontes não tem nenhum tipo de poder oficial, mas se valem do poder do Justicar a quem servem.

Inner Circle - Este conselho é formado por um membro de cada um dos Sete Clãs, que se reunem acada Treze anos, na cidade de Veneza, Itália. Apenas os representantes de cada Clã podem votar, mas qualquer um na audiência pode falar. Os representantes são escolhidos entre os Elderes mais poderosos do Clã. É por isso que os anarquistas são tão frustrados. A função primária do Inner Circle é a de indicar Justicares. como se pode imaginar, muita intriga e conspiração ocorre quando se escolhe um Justicar.

** Observação final sobre as Instituições da Camarilla **

Muitos clãs tem suas p'roprias instituições e /ou constumes em lidar com traidores, transgressores das Tradições, e afins. Muitos clãs tomam conta de seus próprios problemas sem importunar o príncipe ou simplesmente ignorando-o. Isto depende de cada Clã. Um Elder que operada conforme a Camarilla provavelmente iria solcitar ao Príncipe uma caçada de Sangue e então dispor do transgressor "legalmente". Contudo, se alguém de repente "desaparecer" existem aqueles que seguem uma regra de "não pergunte nem fale sobre" e o príncipe pode até seguir essa política.

Por Exemplo, se o Elder Tremere teve um dos seus "Chamado de Volta a Vienna", o príncipe provavelmente nem perguntaria sobre ele. Estas são as regras, políticas e códigos da Camarilla, na teoria. Na prática, assim como nossos governos, as coisas nem sempre saem conforme o figurino. Existe muita coisa por trás dos panos, mas os meios usados são os mesmos.

Também, cada príncipe governa de forma diferente e muitos escrevem declarações de leis para os cainitas de seu Domínio. O que está escrito acima são política padrões da Camarilla e ignorância da lei não é desculpa para quebra de Tradições. Se um vampiro segue o que foi escrito acima em qualquer cidade da Camarilla, ele tem boas chances de sobreviver tempo suficiente para aprender o como o governo do príncipe funciona e que aspectos do governo são mais importantes.

 

Guia do Jogador: Explicando Como a Camarilla Funciona no Domínio de Rockville

Como você deve ter notado a idéia de como as coisas funcionam variam de Narrador para Narrador, de Crônica por Crônica, de fonte por fonte. Leitores frequentes de suplementos da White Wolf também irão notar, que, frenquantemente, dependendo de que livro você lê, você pode ter respostas  completamente diferentes para a mesma questão.


O que nós decidimos foi compilar a maneira como a Camarilla funciona no Domínio de Rockville, para que os Jogadores possam saber nossos pontos de vista em relação ao funcionamento da Camarilla no domínio.

Aqui estão coisas que você terá de adaptar em afim de compreender o Complicado mecanismo que move a organização em Rockville:

1 - Primeiro de Tudo, Rockville é parte do principado de Washington D.C. Isso significa que todas as decisões feitas pelo Coronel do Domínio pode ser questionada, modificada ou revertida pelo Príncipe de Washington D.C. O Coronel do Domínio possui todos os direitos de príncipe, salvo convocar Caçada de Sangue e Dar direito de Progênie. A primigênie do Domínio funciona da mesma maneira que a primigênie do principado, e assim como o Coronel responde diretamente ao Príncipe, a primigênie do Domínio está diretamente submetida à primigênie do principado.

2 - Rockville funciona como um mini principado em todos os outros aspectos. O domínio possui Elyseum próprio, e toda uma estrutura hierárquica independente do resto do Principado. Em fato, existem casos em que um membro possui mais de uma posição social, por que ele frequenta dois domínios, além do principado. neste caso, a maior posição sustentada pelo membro será levada em conta nos outros domínios.

3 - Rockville não é o único Domínio na região de Washington. Os outros Domínios são College Park, que ocupa a parte Norte do condado de Prince George e as areas de fronteira com os Condados de Howard e Anne Arundel, e o Domínio de Waldorf, que ocupa as partes Sul e centro do Condado de Prince  George. Estes dois domínos estão localizados no estado de Maryland. do outro lado do Rio Potomac, ficam os Domínios de Tysons Corner, que ocupa toda a parte oeste do condado de Fairxax, o Domínio de Springfield, que ocupa a parte Leste do Condado além da parte Leste do Condado de Prince Willian, e o Domínio de Manassas, que controla a parte Oeste do Condado de Prince William e se extente pelo condado de Loudon até a cidade de Leesburg, de onse se pode avistar, do outro lado do rio, as mansões de Potomac, no condado de Montgomery.

4 - A posição geográfica de Washington DC em relação ao Sul é estrategicamente muito boa. O Rio Potomac serve de barreira intransponível contra qualquer tentativa de ataque vinda do Sul. Entre Virginia (sul) e Maryland (Norte) dentro da área metropolitana da cidade existem 10 pontes de duas ou três faixas de cada lado, e mais duas gigantescas pontes de cinco faixas cada uma, que servem a Beltway (rodovia que circunda Washington), também Chamada Interstate 495 ou I-495. Fora da Beltway, acesso pode ser feito apenas por Leesburg para  a cidade de Frederick ou no centro-leste de Virginia, entre as cidades de Fredericksburg e Waldorf. O que aconteceu em 1999 ainda e alvo de muita discussão entre os cainitas, mas se chegou a um concenso de que as pontes são pontos vitais a serem protegidos pela Camarilla. Mais que isso, as pontes se tornaram pontos de disputa política entre domínios e entre clãs. Rockville tem que se preocupar com apenas duas Pontes: a American Legion Bridge, que faz parte da Beltway e que se junta a Interstate 270, que corta o coração do Condado de Montgomery, e a Harper's Ferry Bridge, que fica a poucas milhas de distância dos limites do Domínio, e por isso, é um acesso visível para o Domínio.

5 - Por razões administrativas Os Xerifes apontados pelos Coroneis, chamados Rangers, respondem diretamente ao Coronel ao invés do Xerife do principado. no entanto, o Xerife pode declarar a qualquer momento que uma área está sob sua jurisdição, e então os Rangers podem escolher entre cooperarem com o Xerife ou se retirarem e cuidar de outrros assuntos. Entre os domínios, Os Rangers fazem acordos entre si para uma cooperação mútua, já que muitas vezes, problemas de jurisidição atrapalham o cumprimento da Lei. Nenhum Ranger, no entanto possui autoridade dentro do Distrito de Colúmbia, a não ser que o Xerife lhe dê o status de Tenente.

6 - Basicamente a hierarquia que funciona dentro do Domínio de Rockville é a seguinte:

  • Você

  • seu senhor

  • Seu clã

  • Ranger, Harpia, Guardião do Elysium

  • Primigenie

  • Coronel

  • Primigenie ou Principe de Washington.

Dentro do Principado de Washington, as coisas funcionam pela Regra do "Força faz o Reto":

O Principe:

  • É o representante máximo da Camarilla

  • Ele Governa o Principado

  • Ele Interpreta as Tradições

  • Ele põe as Tradições em uso

E os membros da Primigênie:

  • Aprovam ou recusam zonas de caça e Domínios e seus Coronéis

  • Tem o Direito de Progênie

  • Tem o Direito de Destruição para com os membros do seu clã

  • Dão suporte ao príncipe.

7- Apesar do domínio ser submetido ao Principado o príncipe e a primigênie prefefrem que assuntos de domínios sejam resolvidos dentro de domínios. Frequentemente o Príncipe e a primigênie dão ao Coronel e sua primigênie plenos poderes para lidarem com situações mais complicadas. Se o Coronel tem seu pedido negado, e o assunto tem de ser trazido a atenção do Principe e /ou primigênie, e quase certo de que o nível de confiança do principado naquele Coronel está baixo.

8 - Se você, por um acaso tiver um problema dentro do domínio e não conseguir uma decisão satisfatória do Coronel, ir direto ao principado é a ultima coisa que você quer fazer. antes disso, busque apoio em outro domínio. Todos os Coronéis dividem o mesmo memdo e frustração de serem depostos pelo principado, então eles se tornam extremamente cooperativos uns com os outros, buscando ao máximo resolver o problemas entre eles, e evitar chamar a atenção do príncipe, a não ser em caso de extrema urgência. Rumores são que o príncipe celebra todas as noites a noite em que ele decidiu criar o sistema de domínios (por que será?)


Rockville by Night é um jogo ambientado no World Of Darkness RPG, apresentando uma linha cronológica alternativa para as Noites Finais.

World of Darkness e todos os materiais relativos à série são de propriedade da White Wolf Publishing. Rockville by Night é uma simulação sem fins lucrativos, e portanto, não possui a intenção de infringir nenhum direito autoral.


O nosso muito obrigado à cidade de Rockville, ao Condado de Montgomery e ao estado de Maryland, por nos fornecerem tão rico material para a criação de nossa crônica.